IJUSP | VALLADA, Candido Pinto
871
post-template-default,single,single-post,postid-871,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,qode-theme-ver-17.2,qode-theme-bridge,pc_unlogged,wpb-js-composer js-comp-ver-5.6,vc_responsive

VALLADA, Candido Pinto

Título: O herói: Uma abordagem psicológica do mito de nhanderiqueí
Ano: 1989 | Orientador: Alberto Fernandes

Contato do Autor: cvallada@uol.com.br

Resumo:

Esta monografia é um estudo sobre o arquétipo do herói, fundamentado na interpretação e amplificação do mito cosmogônico- e escatlógico- dos Apapocuva/Garani, uma tribo indígena brasileira, que foi estudada por Curt Nimuendaju Unkel, um dos mais renomados etnólogos da primeira metade deste século. Inicialmente são mencionadas algumas particularidades essenciais ao mito indígena enfocado, procurando-se situe-lo segundo elementos históricos e antropológicos.
A seguir, discorre-se sobre o tema do herói segundo dois ângulos diferentes de visão: o ângulo da mitologia grega (mito) e o ângulo da Psicologia Analítica, de C. G. Jung ( arquétipo).
O destaque da monografia é a interpretação centrada na figura do herói do mito Apapocuva, que descreve a caminhada de Nhnderique, desde a sua concepção, passando pelas várias proezas, até atingir a Ivi-maraei, a Terra Sem Mal. Através da riqueza do material mítico, os símbolos vão sendo elaborados, tornando possível uma maior apreensão, conceitual e imagética, do arquétipo do herói. Finalmente, com base no material apresentado, discute-se a importância do arquétipo do herói e a sua função no processo se desenvolvimento da personalidade.




WhatsApp chat