IJUSP | MENDES, Denis Canal
822
post-template-default,single,single-post,postid-822,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,qode-theme-ver-17.2,qode-theme-bridge,pc_unlogged,wpb-js-composer js-comp-ver-5.6,vc_responsive

MENDES, Denis Canal

Título: O Psicopompo: Uma jornada pelos campos da Psicose, do Acompanhamento Terapêutico e da Psicologia Junguiana
Ano: 1996 | Orientador: Priscila Caviglia

Resumo:

Este trabalho é fruto da experiência profissional de quase vinte anos atuando na área da saúde mental. A proposta inicial apresenta a história, o que é e qual o papel do acompanhante terapêutico (at) dentro da visão junguiana. A partir daí se faz um convite para olharmos através do caleidoscópio da metáfora do “psicopompo”, permeando os campos da psicose através de Carl Gustav Jung e da esquizofrenia, refletindo sobre os conceitos históricos e atuais. Mergulha-se ainda no entendimento do tema, tendo em vista a questão da clínica ampliada, a perspectiva da anima mundi e do acompanhamento terapêutico (AT), sendo necessário aqui trazer à luz da experiência psicossocial com paciente Monsieur Soleil. Enfim, foi nesse transitar pelos campos do acompanhamento terapêutico, da psicose e da psicologia Junguiana que se constituiu a imagem do “psicompompo”.

Palavras-chave:psicopompo, acompanhamento terapêutico (AT), psicologia Junguiana, anima mundi, clínica ampliada, psicose, esquizofrenia, psicossocial e saúde mental.




WhatsApp chat