IJUSP | FARIA, Durval Luiz de
766
post-template-default,single,single-post,postid-766,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,qode-theme-ver-17.2,qode-theme-bridge,pc_unlogged,wpb-js-composer js-comp-ver-5.6,vc_responsive

FARIA, Durval Luiz de

Título: O homem e o encontro amoroso: imagens da anima em três canções de Tom Jobim
Ano: 2006 | Orientador: Gustavo Barcellos

Contato do Autor: dl.faria@uol.com.br

Resumo:

Em nossa cultura, predominantemente patriarcal, o homem, na maioria das vezes, tem muita dificuladade em estabelecer contato com a área afetiva-emocional e com os conteúdos ligados ao feminino, à sensibilidade e ao relacionamento com a mulher.
Dentro de um enfoque junguiano, esta pesquisa procurou compreender a atitude do gênero masculino perante o encontro amoroso e o feminino interior, a anima.
Para tanto, adotamos como caminho metodológico para examinar esta questão a expressão do homem ( o protagonista) nas canções de Antonio Carlos Jobim. Foram selecionadas vinte e seis canções que versavam sobre o encontro amoroso ; estas canções foram colocadas em categorias segundo a Análise de Conteúdo ( bardin, 1977): encontro, o desencontro e a natureza e os processos afetivos. Escolhemos, para a análise, uma canção representativa de cada categoria “ Meditação “ “ Lígia” e “ As preias desertas”, respectivamente. Estas canções foram submetidas ao procedimento de amplificação simbólica (Penna, 2003) e …




WhatsApp chat