IJUSP | ALCANTARA, Acaci de
702
post-template-default,single,single-post,postid-702,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,qode-theme-ver-17.2,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.6,vc_responsive

ALCANTARA, Acaci de

Título: O saci: um estudo do arquétipo do trickster na alma brasileira
Ano: 2007 | Orientador: Aurea Roitmann

Contato do Autor:acaci.alcantara@uol.com.br

Resumo:

Este estudo aborda o arquétipo do Trickster através do mito brasileiro do Saci-Pererê. Por meio de dados bibliográficos coletados, pôde-se perceber quem com o passar do tempo a parte demoníaca e assustadora presente originalmente no mito foi sendo abolida até chegarmos ao momento atual, em que o Saci foi transformado em figura traquinas, bastante amigável, chegando às vezes a ser descrito e representado como um garoto educado.
As bases para o saci fossem caracterizadas como trickster em relação à psicologia analítica foram os trabalhos realizados por C.G.Jung. No âmbito da antropologia, este trabalho segue os pensamentos de Câmara Cascudos e Renato Queirós.
Se a bipolaridade é uma propriedade de todo arquétipo, bem como a imutabilidade de seus aspectos essenciais, surge então a questão sobre o que teria ocorrido com as características negativas que foram suprimidas da imagem do saci.
Na busca de uma resposta para a questão…



WhatsApp chat