IJUSP | NAPA
2101
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-2101,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,qode-theme-ver-17.2,qode-theme-bridge,pc_unlogged,wpb-js-composer js-comp-ver-5.6,vc_responsive

Sonhos e Arte – Núcleo de Arte e Psicologia Analítica

Curso Livre

Quando

29/11 – Das 19h até 21h

Onde

Sede do IJUSP

Endereço

Rua Simão Alvares, 526 – Pinheiros

Valor

R$70 Profissionais / R$50 Estudantes

“Sonhos e Arte”

As imagens oníricas que nos visitam diariamente, fazem parte da expressão simbólica do nosso inconsciente. Os símbolos têm várias formas de manifestações. Aqui trataremos dos símbolos na arte e nos sonhos.

Algumas expressões artísticas são inspiradas pelas imagens dos sonhos. Podemos dizer que o trabalho com imagens, seja nos sonhos ou na arte é uma forma de termos acesso aos nossos complexos inconscientes que se personificam e adquirem vida própria. Mesmo que o inconsciente esteja fora do tempo e do espaço, as imagens do sonho aparecem em uma estranha união espaço-temporal nas obras surrealistas. A pintura surrealista, por procurar fixar as imagens oníricas, possui essa rara natureza: nela funde-se o vivido com o sonhado e emerge uma sobre realidade, mesclando as deformações com as associações livres, como no funcionamento inconsciente. A obra de arte emerge como fotografia do inconsciente revelando aspectos do pessoal e do coletivo. Contextualizada em tempo histórico, fornece uma leitura do movimento de um povo dentro de seu tempo e pode ser prospectiva, trazendo o que está por vir.

DINÂMICA DO ENCONTRO

O encontro iniciará às 19 horas em nossa sede e terá duração de duas horas com uma pequena pausa de 15 minutos para um coffee break, incluso no valor pago.

Faremos um ateliê de técnicas expressivas com os sonhos e apresentação teórica sobre movimento de arte surrealismo, conduzida pelos membros do NAPA.

NAPA – Núcleo de Arte e Psicologia Analítica

Este núcleo visa estudar os fundamentos, os métodos e os procedimentos da Psicologia Analítica, na interface com a Arte. Pesquisa os processos criativos e busca uma compreensão simbólica do ser humano na sua relação com o mundo.

A arte e a Psicologia, juntas, propõem novas possibilidades de abarcar, compreender e configurar o complexo universo das manifestações e relações e comunicação humanas: de um lado, a transformação que o processo de criação, reflexão e produção em arte acarreta no ser humano ao dar configurações visíveis às questões existenciais, conflitos emocionais, traumas, através de pensamento; e, de outro, a psicoterapia junguiana, cujos modos de análise, interpretação e discussão reconhecem as camadas profundas da psique.

irene-gaeta

Irene Gaeta

Coordenação do Núcleo

Psicóloga, Analista Didata membro do IJUSP, AJB – filiada à IAAP (Zurich), do Depto. Arte/AJB, e do NAPA/IJUSP. Mestre e Doutora pela PUCSP, Coord. da Pós-Graduação Psicoterapia Junguiana UNIP-SP e Professora da PUCSP.

Membros:

Cristiane Adamo – Psicóloga, analista membro do IJUSP, AJB – filiada à IAAP (Zurich), do Depto. de Arte/AJB e do NAPA/IJUSP.

Denis Canal Mendes – Psicólogo, analista membro do IJUSP, AJB – filiada à IAAP (Zurich), do Depto. de Arte/AJB e do NAPA/IJUSP. Especialista em Saúde Mental-SES e Pesquisador do NEJ/PUCSP.

Paula Daré – Psicóloga, analista membro do IJUSP, AJB – filiada à IAAP (Zurich), do Depto. Arte/AJB e do NAPA/IJUSP e Especialista em Cinesiologia pelo Instituto Sedes Sapientiae.

Patrícia Pires de Campos – Psicóloga, analista membro do IJUSP, AJB – filiada à IAAP (Zurich), do Depto. Arte/AJB e do NAPA/IJUSP e Especialista em Jung e Corpo pelo Instituto Sedes Sapientiae

Silvana Parisi – Psicóloga, Analista em formação pelo IJUSP, AJB – Filiada à IAAP (Zurich), do Depto. Arte/AJB e NAPA/IJUSP, Mestre e Doutora pelo IPUSP, Professora no Instituto Sedes Sapientiae e na Pós-Graduação UNIP/SP.

Mais Informações

Inscreva-se diretamente com o IJUSP através do formulário ou compre agora em até 12x na plataforma !

WhatsApp chat